Alterado procedimento para cancelamento da NFE na comercialização de mercadorias

Com o objetivo de aprimorar o cancelamento de Nota Fiscal Eletrônica que formaliza a comercialização de mercadorias e o lançamento do ICMS, convênio dos estados brasileiros determinou que a partir de 1 de abril o cancelamento passa a ser classificado como um evento no processo de emissão e transmissão no ambiente nacional da NFE. A medida foi instituída pelo Ajuste SINIEF 16/2012.


Com o objetivo de aprimorar o cancelamento de Nota Fiscal Eletrônica que formaliza a comercialização de mercadorias e o lançamento do ICMS, convênio dos estados brasileiros determinou que a partir de 1 de abril o cancelamento passa a ser classificado como um evento no processo de emissão e transmissão no ambiente nacional da NFE. A medida foi instituída pelo Ajuste SINIEF 16/2012.

 

De acordo com a Sefaz/Ma, os programas emissores de nota fiscal eletrônica devem estar habilitados com esta função (Nota Técnica) que possibilita realizar o evento de cancelamento. No ano de 2012 circularam pelo estado do Maranhão mais de 30 milhões de notas fiscais eletrônicas registrando a entrada e saída de mercadorias.

 

Para fazer o evento de cancelamento, o usuário da NFE estará obrigado a informar o e-mail do destinatário, para que o mesmo seja avisado pelo sistema do ambiente nacional que a NFE foi cancelada.

 

O prazo máximo para o evento de cancelamento da NFE é de 24 h após a emissão e não pode ser realizado após o registro de passagem em Posto Fiscal do DANFE (Documento de acompanhamento da NFE).

 

Atualizado aplicativo do DARE

A Sefaz divulgou, ainda, que foi disponibilizando o novo aplicativo do DARE - Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais na Internet. O serviço pode ser acessado no portal da Sefaz, portal.sefaz.ma.gov.br , Serviços/DARE ou no link dare.sefaz.ma.gov.br/dare/

 

A mudança principal é que o novo DARE elimina a folha anexa onde antes ficavam discriminadas separadamente todas as operações efetuadas. A partir de agora essas informações ficam numa única folha, sem a necessidade do usuário gerar folha anexa.

 

O novo aplicativo também ampliou as sua funcionalidades, reduzindo o tempo de preenchimento e custo com papel. Entre as vantagens estão a visualização fácil das informações (única folha de papel), emissão de até 20 pagamentos por documento, indicação no documento dos bancos credenciados e inclusão de informações específicas para alguns códigos de receita (106-113-107-108).