Sefaz realiza seminário "EFD: Contas Fiscais e Sistema Autorregularização" para contadores

O evento terá início às 19h00 e será transmitido pelo canal do youtube do CRC/MA.


No dia 31 de março, às 19h, o auditor fiscal da SEFAZ, Hidel Matos, ministrará o Seminário online "EFD: Contas Fiscais e Sistema Autorregularização", promovido pela Secretaria de Fazenda do Maranhão e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/MA), destinado aos contadores do estado do Maranhão.

O seminário vai tratar das contas correntes geradas com base nos Registros do Arquivo EFD e o Sistema da SEFAZ que permitirá autorregularização da EFD.

O evento terá início às 19h00 e será transmitido pelo canal do youtube do CRC/MA, pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCMxtDMjkSes_hGHhP_r5qBA

A SEFAZ vai fazer a  dispensa da entrega da DIEF para os contribuintes do regime normal, estes ficarão obrigados apenas à entrega da EFD como declaração única do contribuinte do ICMS, o que será uma simplificação das obrigações acessórias.

De acordo com Hidel Matos o projeto da SEFAZ é fazer a adequada geração das contas correntes com base nos registros da EFD, bem como manter um sistema que possibilite uma comunicação eficiente com o contribuinte no acompanhamento do processamento de seus arquivos da EFD e regularização das inconformidades apresentadas.

A SEFAZ já está preparando seus auditores e técnicos para o conhecimento do fluxo do processo para orientação aos contribuintes.

Os temas do Seminário são:

I Contas Fiscais EFD:

-Contas geradas;

- Tabelas EFD 5.4;

- Códigos Receitas SEFAZ;

- Registro EFD para geração das Contas;

- Composição das contas fiscais;

- Contas Fiscais no SEFAZNET.

 

II. Sistema Autorregularização EFD:

- Acesso ao Sistema;

- Ambiente de Pré-Validação de arquivos EFD;

- Malhas fiscais;

- Consultas processamento arquivos;

- Contestação eletrônica de malhas.