Fazenda estadual, contadores e empresários reúnem na Associação Comercial de Imperatriz

A reunião contou com mais de 100 participantes entre eles contadores, empresários e produtores.


No último dia 28 de setembro, empresários, contadores e técnicos da Secretaria de Estado da Fazenda fizeram uma reunião na Associação Comercial de Imperatriz, para discutir uma intensa pauta que incluiu a simplificação de Obrigações acessórias do ICMS, benefícios fiscais para grãos, produção e comercialização do pescado e alterações na legislação do imposto.

A reunião contou com mais de 100 participantes entre eles contadores, empresários e produtores, que presenciaram a apresentação do gestor da Assessoria de Relacionamento Institucional da SEFAZ, o Auditor Fiscal Fernando Resende.

Na apresentação Fernando Resende tratou da redução da atividade econômica, da crise do desemprego, do endividamento elevado dos governos, empresas e famílias, da inflação, da redução do investimento, elevação do serviço da dívida, do descontrole do câmbio, preços dos combustíveis, energia e aumento dos custos de produção, e como tudo isso afeta a receita do ICMS e o que a SEFAZ fez para evitar a repercussão na arrecadação estadual.

Foram debatidas as alterações nas obrigações acessórias, extinção da DIEF e substituição pela EFD para empresas do regime normal, a Portaria 405/2021 que dispensa 500 empresas - competência setembro – da entrega simultânea DIEF e EFD e simplifica cumprimento da obrigação acessória.

Também foi debatida a questão da Substituição da Nota Fiscal Avulsa (certificado digital da SEFAZ) - Nota Modelo 55 com certificado do produtor, a Obrigatoriedade da DIEF para produtor progressivamente e também a questão do benefício da redução da carga tributária de 12% para 2%, com uma avaliação do desempenho do setor após a concessão do benefício pelo estado.

Além do gestor da ASDIN, Fernando Resende, o encontro também teve a contribuição dos Auditores Fiscais, Bismarque de Paula, Gustavo Victorio, Adalzemir Braga, do coordenador do Programa de Educação Fiscal, Francisco Filho e outros auditores de Imperatriz.

O evento foi organizado pela Associação Comercial, os sindicatos dos contadores e a SEFAZ, com a participação do gestor da Agência de Imperatriz, Alberto Tavares Lima e do gestor da UFRE, Daldemar Freitas.

Para ter acesso à apresentação, clique aqui!