Fazenda disponibiliza DARE com nova interface e melhor desempenho

Nova plataforma já está disponível no portal da SEFAZ.


A Secretaria da Fazenda está disponibilizando uma nova interface aos contribuintes do ICMS, do IPVA e do ITCD, assim como para todos os cidadãos que utilizam o sistema de emissão de Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais- DARE, para pagamento de impostos, taxas, contribuições, multas, tarifas e outras receitas do Estado do Maranhão.

O novo DARE é um dos produtos que tem como objetivo atualizar o ambiente tecnológico da SEFAZ-MA, com a aplicação do sistema de emissão na internet, pronto para ser utilizado pelos contribuintes pelo link: https://dareweb.sefaz.ma.gov.br/.

A nova aplicação utiliza tecnologias de ponta quando do desenvolvimento de sistemas, uma vez que está implantada em uma moderna plataforma de execução de aplicações, integra-se a um ambiente de entrega contínua de software e atualiza o ambiente para linguagens modernas de programação de software.

Os benefícios esperados são o aumento na velocidade de entrega de novas funcionalidades no sistema, melhoria no desempenho e da experiência do usuário quando da utilização da aplicação, integrações facilitadas com outras aplicações e aumento na motivação dos colaboradores da TI que fazem a manutenção do sistema.

O Novo DARE tem objetivos de atualização tecnológica, ou seja, não houve alterações de regra de negócio e funcionalidades no sistema antigo, que permanece ativo para uma transição segura para a nova funcionalidade.

Lucas Inanni, líder do projeto pelo Corpo Técnico de Tecnologia da Informação da Célula de Gestão de Pessoas e Administração da SEFAZ, informou que o novo DARE é um dos produtos da iniciativa estratégica 9.5 do Plano Estratégico da SEFAZ que reforça o caminho da SEFAZ na utilização de tecnologias de ponta quando do desenvolvimento de sistemas.